Corpo docente

Titulação: D.Sc., Ciências Biológicas - Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994)

lattesCurriculo Lattes

Titulação:D.Sc., Química de Produtos Naturais - Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), Mestrado e Doutorado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Glicobiologia, atuando principalmente nos seguintes temas:

I. Papel da Glicosilação na oncogênese.
II. Interação celular mediada por carboidratos. 

lattesCurrículo Lattes

Titulação: D.Sc., Ciências Biológicas (Biofísica e Imunologia) - Possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RJ(1980), mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RJ (1982) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica e Imunologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ(1990). Atualmente é professor adjunto do depto de Imunologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. As principais linhas de pesquisa desenvolvidas em seu laboratório são: ontogenia e seleção do repertório de imunoglobulinas, desenvolvimento de linfócitos B e tolerância imunitária. Participa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Pesquisa Translacional em Saúde e Ambiente na Região Amazônica-INPETAM.

lattesCurrículo Lattes

Titulação: Ph.D., Imunologia Celular - Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado em Microbiologia e Imunologia; 2003) e mestrado em Microbiologia (Bacteriologia Clínica; 2005) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica; 2010) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fez pós-doutorado em Imunologia Celular no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, UFRJ (2010-2012), com bolsa PNPD; em Imunologia de Mucosas nos National Institutes of Health (NIH) (2012-2015), Bethesda-EUA, com bolsa do Programa Ciência sem Fronteiras e NIH Visiting Program; e em Imunologia de Mucosas no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, UFRJ (2015-2016), com Bolsa de Pós Doutorado Nota 10 (FAPERJ). Tem experiência nas áreas de Imunologia e Microbiologia, com ênfase em Imunologia Celular, Imunologia de Mucosas, Regulação das Respostas Imunes, Imunoparasitologia e Bacteriologia.

lattes Curriculo Lattes

 

Titulação: D.Sc.,Biofísica - Graduado em Ciências Biológicas, com bacharelado em Genética (1994), com doutorado em Biofísica (2000), área de concentração em Imunologia pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem pós-doutoramento pela New York University (2000-2003) e Johns Hopkins Univesity (2003-2006), onde desenvolveu projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias de vacinação e estudo da biologia de respostas T protetoras contra patógenos. Possui especialização em técnicas de clonagem de linfócitos T pela Hoffman La Roche, Itália (1998); e experiência na área de imunologia de doenças infecciosas, atuando principalmente nos seguintes temas: imunorregulação, imunidade adaptativa e interação patógeno-hospedeiro. No período de 2006 a 2007, integrou o quadro de Research Associate do National Institute for Allergy and Infectious Diseases/NIH onde desenvolveu projetos visando investigar os mecanismos imunes adaptativos associados ao controle de patógenos intracelulares. É revisor de periódicos nacionais e internacionais; assim como consultor Ad hoc de agências de fomento no Brasil e no exterior; membro do comitê organizacional do International Conference on Parasitology 2015, Philadelphia, USA. Atualmente é Professor Adjunto IV do Instituto de Microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde investiga os mecanismos imunológicos associados às alterações do sistema linfóide central e periférico em doenças infecciosas e imunodeficiências.

lattesCurrículo Lattes

Titulação: D.Sc.,Ciências (Microbiologia), Professora Adjunta do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (UFRJ) desde 2011. Concluiu os cursos de Mestrado (2003) e Doutorado (2007) em Ciências (Microbiologia) pela UFRJ. Foi professora substituta da Universidade Federal Fluminense (UFF) de 2006 a 2008. Realizou 2 Pós-doutoramentos: em 2008, no Laboratório de Imunopatologia (Centro de Pesquisas René Rachou - Fiocruz/MG); em 2014, na Monash University (Melbourne, Austrália). Apresenta duas linhas de pesquisa principais: 1) Estudo da modulação de mecanismos inatos durante a infecção pelo parasita protozoário Trypanosoma cruzi e o impacto para a patogênese da miocardite experimental; 2) Interação entre microbiota, dieta e inflamação no desenvolvimento da peritonite e sepse experimentais. Sua formação é na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Celular.

lattesCurrículo Lattes

Titulação: D.Sc., Química Biológica - Possui graduação em Farmácia pela UFRJ (2000), mestrado (2003) e doutorado (2007) em Química Biológica pela UFRJ e pós-doutorado pela Brown University, EUA (2007-2011). Atualmente é Professor Adjunto III do Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da UFRJ, onde coordena o Laboratório de Bioquímica Estrutural de Proteínas. Tem experiência na determinação estrutural, caracterização dinâmica e da interação de macromoléculas biológicas (proteína-proteína, proteína-ácido nucleico, proteína-ligantes) através da espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear. Sua pesquisa visa o entendimento das bases moleculares dos mecanismos de regulação da expressão gênica, em particular: (i) reguladores de quorum sensing em bactérias com vistas ao desenvolvimento de novos antimicrobianos; (ii) proteínas ligantes de RNA e histona-metil transferases como alvos terapêuticos para o câncer. É membro permanente do Programa de Pós-graduação em Bioquímica (CAPES 6) e do Programa de Pós-graduação em Imunologia e Inflamação (CAPES 5), ambos da UFRJ. Além disso, tem coordenado projetos de pesquisa financiados por agências nacionais (FAPERJ e CNPq) e internacionais (Brown University). Desde 2014, é bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado - FAPERJ (índice H = 10).

lattesCurrículo Lattes

Titulação: D.Sc., Ciências (Microbiologia), Formado em Ciência Biológicas (1990), mestre em Biologia Parasitária pelo Instituto Oswaldo Cruz-FIOCRUZ (1995), doutor em Ciências pelo Instituto de Microbiologia Paulo de Góes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), Pós-doutoramento no Laboratório de Imunofarmacologia do Departamento de Fisiologia e Farmacodinâmica do Instituto Oswaldo Cruz (2000-2002) e no Program of Cell Biology do National Jewish Medical and Research Center em Denver, Colorado, EUA (2002-2004). Atualmente atua como Professor Associado II do Programa de Imunobiologia do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Celular, Imunoparasitologia e Imunomodulação atuando principalmente nos seguintes temas: doença de Chagas, leishmaniose, criptococose, apoptose e inflamação.

lattesCurrículo Lattes

Titulação: D.Sc., Biologia Celular e Molecular - Possui bacharelado em Ciências Biológicas com especialização em Farmacologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (1998). Christianne fez seu pós-doutoramento na Harvard Medical School em Boston com o professor Peter F. Weller (2002). Para retornar ao Brasil foi agraciada pelo Programa de Fixação de Doutores (PROFIX) do CNPq e, atuando como pesquisadora na FIOCRUZ-RJ, Christianne recebeu seu primeiro Jovem Cientista da FAPERJ, além de um Edital Universal. Em 2006, Christianne assumiu como professora adjunta e pesquisadora PROFIX-Fase 2 do recém-criado Laboratóriodo de Inflamação no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ. Christianne foi novamente Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) entre 2007 e 2009, período que também foi agraciada pelo edital Grupos Emergentes da FAPERJ como coordenadora. Em 2008, recebeu Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq e em 2013 passou para nivel 1D. Com relação a formação de pessoal especializado, 7 teses de mestrado e 4 de doutorado foram concluídas sob a sua orientação. A pesquisadora tem experiência na área de Imunofarmacologia, com ênfase em Imunologia Celular. Atualmente, é membro do Instituto Nacional de Pesquisa Translacional em Saúde e Ambiente na Região Amazônica - INPeTAm, atua como Editora Acadêmica do periódico PlosOne e compõe a Comissão Dliberativa da Pós-Graduação em Imunologia e Inflamação da UFRJ. Seu grupo de pesquisa é atualmente composto por 1 aluna de pós-doutorado, 6 alunos de doutorado,3 alunos de mestrado e 2 alunos de IC , que sob a orientação principal de Christianne, estuda os mecanismos de ativação leucocitária com ênfase em eosinófilos. Os processos de síntese e ação de mediadores lipídicos (com destaque para a PGD2), secreção de citocinas e biogênese de organelas são seus alvos de investigação.

lattesCurrículo Lattes

Titulação:  D.Sc., Farmacologia - Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Farmacologia pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professora associada I do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi contemplada com a bolsa Cientista do Nosso Estado (CNE); em 2015. Tem experiência na área de Imunologia e Farmacologia, com ênfase em Imunofarmacologia celular, atuando principalmente nos seguintes temas: sepse; choque séptico e imunossupressão; fibrose pulmonar; lesão cutânea de difícil cicatrização; migração e ativação celular principalmente de células dendríticas e Tregs; miosite. Em todas as linhas de pesquisa de seu laboratório, o grupo foca no estudo dos mediadores inflamatórios e na resposta celular como possível alvos terapêuticos.

lattesCurrículo Lattes

Titulação: D.Sc., Ciências Biológicas (Biofísica) - Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Genética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é prof Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: doença de Chagas, estresse oxidativo em doenças infecciosas, cardiomiopatia chagásica.

lattesCurrículo Lattes

Titulação: D.Sc.,Ciências (Microbiologia) - Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Realizou estágio de pós-doutorado no Laboratory of Parasitic Diseases do National Institutes of Health, USA (1992-1994). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Suas principais linhas de pesquisa abordam a interação de tripanosomatídeos com hospedeiros vertebrados e invertebrados, análise de aspectos da resposta inata do hospedeiro vertebrado, e papel de componentes da saliva dos vetores nestes mecanismos. Pesquisa também: (1) Atividade leishmanicida de produtos obtidos de plantas e algas brasileiras; (b) Mecanismos envolvidos na co-infecção Leishmania-HIV-1 responsáveis pela exacerbação do crescimento destes dois patógenos; (c) Interação de tripanosomatídeos com insetos vetores. Atualmente pesquisa a participação das armadilhas extracellulares de neutrófilos (NETs) nas leishmanioses e em outras doenças. É Cientista do Nosso Estado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). 

lattesCurrículo Lattes

Titulação: D.Sc.,Química Biológica - Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2003), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e Doutorado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Fez estágio pós-doutoral na Universidade de Calgary (2010-2012) sob a supervisão do Dr. Paul Kubes e estágio pós-doutoral no Departamento de Imunologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é Professor Adjunto A do Departamento de Biotecnologia Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da UFRJ.

lattesCurrículo Lattes

Titulação: D.Sc Ciências Biológicas - Biofísica (imunobiologia), professor adjunto III da Universidade Federal do Rio de Janeiro-Polo Xerém, Pesquisador de produtividade 2 do CNPq e Jovem Cientista do Nosso Estado/FAPERJ. Atualmente exerce o cargo de Vice-Diretor do Polo de Xerém. É graduado em farmácia pela UFRJ (2000-2003), realizou mestrado (2003-2005) e doutorado (2005-2009) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho e realizou pós-doutorado pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (2009-2011) e pela Universidade do Texas (2013-2014). Herbert é líder do grupo de pesquisa IMUNOLOGIA E VACINOLOGIA. Desenvolve suas atividades de pesquisa no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho no laboratório de Glicobiologia (UFRJ) e no Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa UFRJ (NUMPEX Bio, UFRJ - Polo Xerém). 

lattesCurrículo Lattes

Titulação: Ph.D., Biologia Molecular & Genética Humana, Graduado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (1992). Pós-doutorado no Programa de Biologia Molecular & Genética Humana da Universidade de Utah. Atualmente é pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz e Vice-Diretor de Pesquisa Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Instituto Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Imunologia e farmacologia, com ênfase em Inflamação, atuando principalmente nos seguintes temas: inflamação, paf, citocinas, sepse. malária e neuroinflamação. Possui também experiência e interesse na exploração e desenvolvimento de novos compostos obtidos do estudo de plantas com potencial atividade terapêutica.

lattesCurrículo Lattes

Titulação: Ph.D.,Química Biológica - Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (2004), doutorado pelo Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ (2009) e Pós-doutorado no Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Goés da UFRJ (IMPPG). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Virologia do IMPPG. Possui experiência na área de Biologia celular, Bioquímica, imunologia e virologia; atuando no estudo da resposta inflamatória desencadeada pela infecção viral em células humanas e caracterização de moléculas com atividade antiviral.

lattesCurrículo Lattes

Titulação: D.Sc.,Ciências Biológicas - Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia) por esta mesma universidade (2004) e pós-doutorado pela Harvard Medical School (Boston - USA - 2005-2009). É membro da Comissão Dliberativa da Pós-Graduação em Imunologia e Inflamação (IMPPG/UFRJ) (desde sua criação em 2012) e membro do corpo de diretores da International Eosinophil Society (desde 2015). Foi Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) (2013-2016) e coordenadora do Programa de Graduação em Farmacologia (2013-2014). Tem grande experiência em mecanismos de ativação leucocitária e resposta inflamatória eosinofílica envolvidos nas manifestações alérgicas e anti-helmínticas. Seus projetos de pesquisa atuais envolvem o estudo da expressão e funcionalidade de receptores purinérgicos na resposta inflamatória, em especial na inflamação eosinofílica. Como parte de uma outra linha de investigacao também tem por objetivo a caracterização da expressão e participação de proteínas do inflamassoma na ativação do eosinófilo in vitro e na inflamação eosinofílica in vivo. Atua também investigando as vias de sinalização celular que levam à liberação de redes de DNA por eosinófilos humanos. Atualmente é Professora Adjunta IV do Instituto de Ciências Biomédicas - ICB - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

lattesCurrículo Lattes

Titulação: D.Sc.,Ciências Biológicas - Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Professora adjunta do Departamento de Imunologia do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudo da Resposta Imune Associada à Infecção pelo HTLV-1 e o Estudo das Proteínas Associadas à Resistência a Multiplas Drogas (MDR) em Células Tumorais e Normais.

lattesCurrículo Lattes

Titulação: D.Sc., Química - Graduou-se em Química (1972) pelo Israel Institute of Technology (Technion). Realizou sua pós-graduação em Ciências Biomédicas na Universidade de Nova Iorque (1974-1978). Desenvolveu sua tese estudando a regulação das proteases do Sistema Complemento, um tema vinculado à area temática de imunologia. Após concluir seu doutorado em 1978, retornou ao país, vinculando-se ao Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. Atualmente é Professor Titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências. As pesquisas em Doença de Chagas foram impulsionadas por descobertas sobre estrutura e função biológica de cisteíno proteases (cruzipaína) do protozoário Trypanosoma cruzi, e pela subsequente descoberta da chagasina, uma nova classe de inibidores naturais de cisteíno-proteases. Pesquisas realizadas a partir de 2000 revelaram que o sistema calicreína-cinina tem um papel dicotômico na patogênese da doença de Chagas. Agindo em prol do hospedeiro infectado, as cininas liberadas pela cruzipaína induzem extravasamento de plasma, sendo a inflamação edematogênica alimentada pelas atividades pró-oxidativas de endotelinas e C5a anafilatoxinas. Durante a progressão da inflamação, as células dendríticas são ativadas através de receptores de bradicinina, migrando em seguida para linfonodos drenantes, onde coordenam a produção de linfócitos tipo 1. Em contraposição aos efeitos imuno-estimulatórios da bradicinina, um amplo corpo de evidências sugere que as cininas e endotelinas liberadas no tecido cardiovascular inflamado turbinam a infectividade do T. cruzi. Ampliando o escopo destas investigações para o âmbito de doença periodontal, a equipe demonstrou que cininas geradas no exudato inflamatório promovem o enlace funcional entre imunidade inata e imunidade adaptativa. A relação entre a resposta imune inata, inflamação, coagulação e funções pró-angiogênicas do sistema calicreína-cinina é uma nova vertente das pesquisas atualmente desenvolvidas em seu laboratório.

lattesCurrículo Lattes

Titulação: D.Sc.,Ciências (Microbiologia) - Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997), Mestrado em Microbiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000) e Doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro / Institut Pasteur (2005). Realizou seu pós-doutoramento na Universidade de Toronto (2006-2010). Atualmente é Professor Adjunto 2 do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de microbiologia e imunologia, com ênfase em receptores do sistem imune inato, atuando principalmente nos seguintes temas: imunidade inata, proteínas NLR, infecções baterianas, peptidoglicano e autofagia e agregação de proteínas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Jovem Cientista do Nosso Estado – Faperj

lattesCurrículo Lattes

Titulação: D.Sc.,Ciências (Microbiologia) - Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e Pós Doutorado na Universidade de São Paulo e na Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Glicobiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: glucosilceramidas de fungos patogênicos (Cryptococcus neoformans, Candida albicans e Histoplasma capsulatum), peponídeos antifúngicos, vesículas extracelulares, e envolvimento dos glicoesfingolipídeos e domínios lipídicos na adesão e endocitose de fungos e polissacarídeos por células hospedeiras.

lattesCurrículo Lattes

Titulação: D.Sc.,Ciências (Microbiologia) - Possui graduação em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Microbiologia (Bacteriologia Clínica) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Institut Pasteur, Paris (Unité de Immunité Innée et Signalisation) (2006). Realizou pós-doutorado no departamento de Laboratory Medicine and Pathobiology, na Universidade de Toronto, Canadá (2006-2010). Atualmente é professora adjunta do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes da Universidade Federal do Rio de Janeiro e tem experiência nas áreas de Microbiologia e Imunologia, com ênfase em Imunidade inata e Relação Patógenos-hospedeiro. Atualmente é professora visitante na Rockefeller University em Nova York (EUA).

lattesCurrículo Lattes

Titulação: D.Sc., Ciências Biológicas (Biofísica) - Possui graduação em Bacharelado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Virologia e Imunologia, atuando principalmente nos seguintes temas: HIV, dengue, linfocitos B, celulas endoteliais, vacina.

lattes Curriculo Lattes

Titulação: D.Sc.,Ciências (Microbiologia) - Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1988), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e pós-doutorado nos National Institute of Health (EUA, 1999-2000). É professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1997 e Professora Titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ a partir de 2015. Atuou como Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Imunologia e Inflamação da UFRJ (2012-2016). Atualmente é pesquisadora 1C do CNPq e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Foi membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Imunologia (2014-2016).Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: mecanismos de apoptose, infeccão pelo Trypanosoma cruzi, ativação de linfocitos T.

lattesCurrículo Lattes

Titulação: D.Sc.,Biologia Celular e Molecular - Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (1993) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (1998). Foi research fellow da Harvard School of Public Health (1994-1996). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro participando ativamente da formação de alunos de graduação e pós-graduação. Ajudou na criação e coordenou o programa de pós-graduação em Imunologia e Inflamação (UFRJ) de 2012 a 2016, é coordenador da Rede Multidisciplinar de Biologia Computacional para o estudo da interação parasito-hospedeiro do Programa de Biologia Computacional da CAPES, foi membro do CA de Imunologia do CNPq e secretário-geral da Sociedade Brasileira de Imunologia (2013-2015). Recebeu a Cátedra Capes-Sorbonne para lecionar e pesquisar no Museum National d"Histoire Naturelle em Paris (2016). Atua como revisor de diversos periódicos incluindo: Circulation, Blood, PNAS, ELife, Plos Pathogen, Faseb Journal, Journal of Immunology, Eur. Journal of Immunology. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Inflamação, atuando principalmente nos seguintes temas: inflamação e imunidade inata.

lattesCurrículo Lattes

Titulação: D.Sc.,Ciências Biológicas (Biofísica) - Possui graduação em Ciências Biológicas (bacharelado em Genética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro . De 1991 a 1994 desenvolveu a parte experimental de sua tese de doutorado no laboratório do Prof. P. Koulrisky no Instituto Pasteur de Paris, França. Atualmente é professora associada e chefe do Depto de Imunologia do IMPPG - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Celular. Principais temas de pesquisa em que atua/atuou: 1) Reconhecimento antigênico pelo receptor de linfócitos T (TCR); 2) Receptores TLR em infecções por tripanosomatídeos e, em particular, na resposta citotóxica mediada por linfócitos T CD8+; 3) Vias de sinalização dependentes de MyD88 na resposta Th1; 4) Desenvolvimento de vacinas utilizando fagos recombinantes como vetores vacinais; 5) Maturação de linfócitos B; 6) Homeostase de células Treg e mecanismos de controle da colite experimental; 7) Resposta imunitária ao ZIKV.

lattesCurrículo Lattes

Titulação: D.Sc., Biologia Celular e Molecular - Graduou-se em Medicina em 1990, pela Faculdade de Ciências Médicas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; e obteve o título de Doutor em Ciências (concentração em Farmacologia) em 1993 pelo Programa de Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz. Em 1994, Patricia foi nomeada Pew Latin American Fellow e desenvolveu o pós-doutorado no Beth Israel Hospital, Harvard Medical School. Patrícia Bozza é pesquisadora titular do Instituto Oswaldo Cruz, pesquisadora 1 A do CNPq e membro da Academia Brasileira de Ciências. Patricia foi International Scholar do Howard Hughes Medical Institute no período 2002-2006, e coordenou o comitê Brasileiro do Programa Pew em ciências biomédicas. O grupo de pesquisa liderado pela Patrícia está voltado para o estudo dos mecanismos celulares e moleculares envolvidos na resposta inflamatória e metabólica às infecções; bem como a participação do processo inflamatório e alterações do metabolismo lipídico na obesidade e câncer.

lattes Curriculo Lattes

Titulação: D.Sc.,Ciências Biológicas (Biofísica) - Possui graduação em pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Concentra seus esforços de pesquisa em bioquímica e biologia de vetores de doenças, com enfase no estudo de metabolismo de heme e radicais livres em artrópodos hematófagos e em linhagens mielóides de mamíferos.

lattesCurrículo Lattes

Titulação: D.Sc.,Biologia Celular e Molecular - Possui graduação em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Concluiu mestrado e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz com ênfase em farmacologia e imunologia. Completou seu pós-doutoramento pela Fundação Oswaldo Cruz em 2013 (CNPq/PDJ). Tem experiência na área de imunologia, com ênfase em inflamação pulmonar. Hoje é Professora Adjunta da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

lattesCurrículo Lattes

Titulação: D.Sc.,Ciências Biológicas - Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado em Genética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Tem experiência nas áreas de Biologia Molecular e Imunologia. Durante o seu Mestrado e Doutorado, focou seus estudos em vias de transdução de sinais e regulação da expressão gênica em processos infecciosos. Possuiu uma Bolsa PNPD de Pós-Doutoramento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), uma Bolsa Pew de Pós-Doutoramento no La Jolla Institute for Allergy and Immunology (Liai, CA, USA) e uma Bolsa Atração de Jovens Talentos (BJT) do Projeto Ciências Sem Fronteiras na UFRJ. Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Imunologia do Instituto de Microbiologia Profesor Paulo de Góes, onde se dedica ao estudo do papel do controle transcricional e epigenético na modulação da função de linfócitos T.

lattesCurrículo Lattes

Titulação: D.Sc., Ciências Biológicas (Biofísica) - Graduada em 1998 pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Concluiu em 2000 o mestrado em ciências (Biofísica) e, em 2004, concluiu o doutorado em ciências (Biofísica), pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ), onde estudou a eficácia vacinal de antígenos de Leishmania sp. no Laboratório de Imunofarmacologia. Realizou pós-doutorado no Laboratório de Biologia Imunitária (IBCCF/UFRJ, 2004-2006), onde estudou os mecanismos regulatórios induzidos por Leishmania sp. e foi pesquisadora visitante do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) no período entre 2006-2008, onde desenvolveu estudos relacionados à imunopatologia de doenças causadas por micobactérias (tuberculose, hanseníase e doenças causadas por micobactérias não tuberculosas) e análise de eficácia vacinal de antígenos micobacterianos. Atualmente é Pesquisadora em Saúde Pública do Laboratório de Hanseníase (IOC/Fiocruz), Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) e é docente e membro da Comissão de Pós-graduação em Biologia Parasitária (IOC/Fiocruz). Suas principais linhas de pesquisa englobam a análise da interação patógeno-hospedeiro e neuroimunorregulação.

lattesCurrículo Lattes

Titulação: D.Sc., Química Biológica - Graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1993), e cursou Mestrado (1997) e Doutorado (2001) em Química Biológica no Departamento de Bioquímica Médica da UFRJ. Atualmente é Professor Associado do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ e chefia o Laboratório de Trombose e Câncer. Este grupo de pesquisa tem como foco o estudo de diferentes processos patológicos nos quais há envolvimento do sistema hemostático, em particular a coagulação sanguínea e a agregação plaquetária. Dentre estas doenças destacam-se a trombose e as neoplasias malignas. Diversos estudos mostram que pacientes com câncer apresentam uma grande tendência à hipercoagulabilidade sanguínea, fenômeno que aumenta a agressividade dos tumores. De fato, as enzimas da coagulação sanguínea parecem exercer um importante papel pró-tumoral, especialmente através da clivagem de receptores acoplados à proteína G, denominados PAR (Protease Activated Receptors).

lattesCurrículo Lattes

Titulação: D.Sc.,Ciências (Microbiologia) - Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: reconhecimento imune inato de patógenos, reconhecimento mediado pelos TLRs, modulação da resposta inflamatória.

lattesCurrículo Lattes

Titulação: D.Sc., Biologia Humana e Experimental - Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Gama Filho (1997-2000), Mestrado em Morfologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001-2002), Doutorado em Morfologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003-2005) e Pós-Doutorado pela University of Utah (2013-2014). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Rio de Janeiro, participando ativamente do Programa de Graduação em Histologia e do Programa de Pesquisa em Farmacologia e Inflamação do Instituto de Ciências Biomédicas. Presta assessoria técnica ao Ministério da Educação (INEP). Tem experiência na área de Morfologia com ênfase em: estresse oxidativo, inflamação, reparo tecidual e matriz extracelular.

lattesCurrículo Lattes

Topo