Robson de Queiroz Monteiro

É graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1993), e cursou Mestrado (1997) e Doutorado (2001) em Química Biológica no Departamento de Bioquímica Médica da UFRJ. Durante o doutoramento, realizou estágios de curta duração na Unite des Venins (Institut Pasteur, Paris, França), sob supervisão do Dr. Cassian Bon, e no Istituto di Ricerche Farmacologiche “Mario Negri”(Consorzio Mario Negri Sud, Sta Maria Imbaro, Itália), sob supervisão da Dra. Licia Iacoviello. Atualmente é Professor Titular do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM) da UFRJ, onde chefia o Laboratório de Trombose e Câncer. Este grupo de pesquisa tem como foco o estudo de diferentes processos patológicos nos quais há envolvimento de componentes vasculares, incluindo o processo de coagulação sanguínea, plaquetas e células do sistema imune inato. Dentre estas doenças, destacam-se a trombose, as neoplasias malignas e processos infecciosos. Em particular, temos estudado o papel de neutrófilos e das redes extracelualres de neutrófilos (NETs) em diferentes aspectos da progressão tumoral. Além disso, nosso grupo tem interesse no estudo de estruturas subcelulares denominadas vesículas extracelulares, com ênfase no seu papel pró-tumoral e pró-trombótico. Atuou como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química Biológica da UFRJ entre 2011 e 2018. Atualmente é o coordenador do Programa Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão em Biologia do Câncer (Programa de Oncobiologia) da UFRJ. Além disso, atua como Diretor Geral do IBqM desde abril/2023 (E-mail: robsonqm@bioqmed.ufrj.br) (Web of Science ResearcherID: GRX-0672-2022; https://www.webofscience.com/wos/author/record/B-8007-2014); (ORCID: 0000-0002-5260-2332). (Texto informado pelo autor).