Adriane Regina Todeschini

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado e doutorado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutorado sanduiche na Universidade da Califórnia, San Diego. Foi professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pesquisadora visitante da Universidade de Washington (2005-2007). Coordenou o Laboratório Multiusuários de Modelos Biológicos do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ entre 2015 e 2022. Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, chefe do laboratório de Glicobiologia Estrutural e Funcional e coordenadora do Program de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, Biofísica (CAPES 7). É Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ e pesquisadora 1C do CNPq. Dedica-se ao estudo dos mecanismos moleculares do reconhecimento celular mediado por carboidratos. Acredita que os glicoconjugados atuam como sensores de alterações metabólicas induzidas pelo ambiente e participam da plasticidade celular. Estuda as alterações no glicofenótipo celular induzidas por doenças metabólicas como câncer e diabetes com foco na biossíntese de hexosaminas. (Texto informado pelo autor).