Nesta disciplina serão convidados diferentes imunologistas para conversar sobre sua carreira e seus artigos científicos. Os alunos entrevistarão os pesquisadores convidados sobre dúvidas e curiosidades da sua carreira. Em seguida, os alunos farão perguntas sobre os artigos do professor buscando a sua melhor compreensão. Os alunos ou grupos de alunos antes do encontro receberam previamente os diferentes artigos selecionados pelo professor convidado para estudarem e poderem formular suas perguntas. Os alunos serão avaliados quanto a sua participação nas entrevistas e sobre a profundidade da discussão gerada sobre os artigos científicos.

No curso serão abordados diferentes aspectos da interação vírus-hospedeiro associadasa progressão da infecção e lesão tecidual. Além disso, discutiremos como a aplicação de novasabordagens genômicastranscriptômicasmetabolômicas e de imageamento têm sido empregadaspara avanço da compreensão da patogênese de diversos vírus, descrição de biomarcadores eidentificação de fatores do hospedeiro que possam ser usados como alvos terapêuticos.

A disciplina “Biologia Redox – modalidade virtual” tem como objetivos: 1. Desenvolver e potencializaro senso crítico dos alunos sobre esta área do conhecimento; 2. Integrar alunos de diferentes pós graduaçõesno âmbito do Rio de Janeiro; 3. Oferecer um tempo produtivo durante o período de pandemia do COVID-19. Adisciplina perpassa por processos de oxirredução, formação de radicais livre, espécies reativas de oxigênio enitrogênio e dano oxidativo. Metodologias e ferramentas para o estudo da biologia redox também sãoexplorados, permitindo ao aluno reflexões sobre o melhor marcador potencialmente aplicável ao seu projetode pesquisa. As aulas ainda se propõem a caracterizar, de forma aprofundada, a classe de antioxidantesendógenos enzimáticos e não-enzimáticos, bem como vias de sinalização redox e suas modulações, emcondições fisiológicas e patológicas. Professores convidados que desenvolvem pesquisa relacionada à biologiaredox em diferentes modelos experimentais também atuarão na disciplina.

O curso tem como meta abordar conceitos básicos relacionados a biogênese ecaracterização de vesículas extracelulares produzidas por patógenos, além daparticipação desses compartimentos como ativadores da resposta imune e nodesenvolvimento do processo infeccioso.

Estudo da origem e evolução do Sistema Imune em mamíferos através dacomparação dos componentes da resposta Imune Inata e Adaptativa encontrados em invertebrados e vertebrados.

Topo